dia internacional da pessoa com deficiência — jogo de boccia


No dia 6 de janeiro o grupo de educação especial concretizou a sua atividade, no âmbito da comemoração do Dia internacional da pessoa portadora de deficiência inserida no PAA deste agrupamento.
De facto parece descontextualizado. Este dia comemora-se no dia três de dezembro. E por que razão aconteceu esta atividade em Janeiro?
Questões técnicas e disponibilidade dos clientes da instituição não tornaram exequível a atividade em data oportuna … mas como diz o velho ditado: “Mais vale tarde que nunca”.
A atividade contou com a participação de clientes/utentes da instituição de Paralisia Cerebral de Viseu – APCV. De entre os seis, destacamos Fernando Ferreira,               Vice Campeão Paralímpico do Jogo de Boccia, acompanhados pelo monitor Filinto Carvalho.

Para assistir à atividade estiveram presentes as turmas do 6º C e 7º A, os alunos de Educação Especial com Currículo Específico Individual, bem como as professoras de Educação Física e a direção do nosso Agrupamento. Os presentes puderam assistir a um momento teórico sobre as regras do jogo, e a visualizar algumas imagens da participação do Fernando Ferreira nos Jogos Paralímpicos de Boccia. No segundo momento assistimos a uma demonstração prática da atividade pelos clientes da APCV bem como de alguns dos alunos e professores presentes.
O tempo passou tão rápido que não nos apercebemos da hora do almoço …. Fizemos a troca de lembranças entre a instituição e a escola e tirámos a foto de família.
Para avaliar esta atividade apenas conseguimos encontrar adjetivos como: pedagógica, interessante, agradável, interativa, socializadora, alegre, sorridente, entusiástica ……. uma palavra apenas… FANTÁSTICA!!!, que confluem num só adjetivo FANTÁSTICO !!!!
Finalmente, queremos agradecer à Câmara Municipal que nos ofereceu as lembranças para o grupo da APCV, à direção do Agrupamento, aos docentes e não docentes que coadjuvaram o grupo da Educação Especial na concretização desta atividade que decorreu de forma tranquila e harmoniosa… um Bem Haja.








As docentes de Educação Especial,
Maria João Antunes e Conceição Galvão